O brilho e o glamour da vida de luxo de um empreendedor de sucesso podem ser muito enganosos. Levando a pensar que, se você iniciar um negócio, atrairá dinheiro, fama e felicidade.
Mas o que não é revelado é o que realmente acontece por trás da vida de um empreendedor quando as portas estão fechadas.
Família e amigos acham que eu tenho facilidade, que tenho sorte de viver esse estilo de vida e que sou flexível com meu tempo.
Flexível, eu sou.
Sortudo? Não.
E fácil? Sem chance.
O que eles não veem são as longas horas, críticas, sacrifícios, fracassos e estresse financeiro que passei para chegar onde estou hoje.
A jornada de um empreendedor, quando vista em um gráfico, nunca é uma inclinação consistente.
É mais como o seguinte:
Neste post, quero colocar algumas verdades sobre ser um empreendedor, porque o empreendedorismo nunca é fácil.
1) NÃO HÁ GARANTIA DE QUE VOCÊ TERÁ SUCESSO
Você pode almejar ser o próximo Elon Musk ou Richard Branson, mas em todos os negócios, não há garantia de que seu produto, serviço, aplicativo ou ideia será um sucesso.
Por mais auto-realizável que seja criar seu próprio produto ou serviço, não há garantia de que todas as horas que você dedicou lhe trarão algum resultado.
Pelo contrário, quando você tem um emprego, sabe que vai ser pago pelo trabalho que fez.
2) VOCÊ SERÁ CRITICADO
Você quer perseguir sua ideia. Você acredita em sua ideia mais do que qualquer outra pessoa. Assim, só você entende o que realmente significa fazer sua ideia funcionar.
Quando comecei, meus amigos e familiares estavam céticos em relação à ideia de ganhar dinheiro online e que você pode trabalhar em casa. Eles assumiram que eu era um vagabundo que fica sentado na frente do computador sem querer sair e procurar um emprego tradicional adequado e usar um terno, crachá, camisa da empresa, coisa do tipo.
Ninguém entendia, por mais que eu explicasse. Aprendi que você só tem que se ater ao que acredita e não se importar com o que os outros (especialmente os não-apoiadores) pensam de você.
3) VOCÊ NUNCA ESCALARÁ SEU NEGÓCIO SE TENTAR FAZER TUDO SOZINHO
A verdade é que você é apenas uma pessoa e tem 24 horas por dia. Quando você inicia seu negócio, sua intenção pode ser apenas ser um empreendedor que possui uma (EUpresa) rsrsrs. Isso é justo, mas se você deseja expandir seus negócios, a única maneira é construir uma equipe.
Como proprietário de uma empresa que iniciou completamente seu negócio, eu não estava apenas limitado em meu orçamento para gastar em despesas anúncios, mas também sentia que não podia confiar em outras pessoas para lidar com o trabalho do dia-a-dia. Eu pensei que ninguém poderia fazer isso melhor do que eu.
Então, por muitos anos, eu estava trabalhando mais de 60 horas por semana e acabei me esgotando. Eu não contratei uma equipe em tempo integral até hoje (Momento que estou escrevendo esse artigo).
Embora percebo que a contratação de pessoas alavanca um negócio. É a minha maneira de ganhar tempo. Meus plenos é reduzir minhas horas de 60 horas por semana para apenas 20 com contratação de pessoal.
4) VOCÊ SERÁ FORÇADO A APRENDER A LIDERAR E ADMINISTRAR UM NEGÓCIO
Eu aprendi da maneira mais difícil. Eu já tinha aberto dois negócios tradicionais. Mas era ingênuo e não tinha um plano de negócios claro. Eu só sabia que queria ganhar dinheiro.
Senti que muito do que aprendi até hoje foi modelando aqueles que admirava. Eu assisti o que eles fizeram e “modelei o sucesso”. Eu queria aprender o processo de pensamento deles e como eles chegaram onde estão.
5) VOCÊ TEM QUE APRENDER A GERENCIAR SEU TEMPO
Quando você tem um negócio, ele pode tomar conta da sua vida. Seu relacionamento com seu cônjuge pode arruinar porque você não prioriza mais isso ou qualquer outra coisa. Pode parecer que você tem que trabalhar constantemente em seu negócio. Sempre haverá desculpas.
Como um novo pai, levei muitos meses tentando conciliar trabalho e vida. Com uma rotina e um cronograma adequados agora, gostaria de dizer que tenho um bom equilíbrio.
A procrastinação também o afetará, especialmente se você estiver trabalhando em casa. Você tem que ser insanamente autodisciplinado.
É aí que entra a gestão do tempo.
Meus dias de trabalho são de segunda a sexta-feira, e é aí que me certifico de me dedicar 200% a esses dias. Eu uso o Princípio 80/20 da Lei de Parkinson para garantir que as tarefas sejam realizadas, e não qualquer tarefa, mas tarefas que se somam e fazem crescer o negócio.
6) VOCÊ NÃO PODE FICAR MUITO CONFORTÁVEL
Você pode ter um produto que vende como um louco em um minuto e falir completamente no próximo.
Como empreendedor, você precisa permanecer no topo e inovar para ser líder em seu setor.
Você tem que estar aberto e disposto a mudar.
Você pode reclamar que “o setor mudou” e que “não é o que costumava ser”, mas toda essa conversa não vai fazer sua empresa crescer.
Você precisa deixar seu ego de lado e dar o próximo passo para implementar uma nova ideia ou qualquer oportunidade que possa surgir para ajudá-lo a expandir sua empresa.
O momento em que fiquei confortável foi quando meu negócio estagnou.
7) VOCÊ PRECISARÁ FAZER SACRIFÍCIOS E CONCESSÕES
Você estará fazendo alguns sacrifícios na vida como um compromisso de perseguir seu empreendimento de uma forma ou de outra.
Isso pode significar que você precisará dedicar mais horas do que em um trabalho normal como funcionário das 7 às 17 horas ou investir seu dinheiro no negócio do que comprar um carro novo.
Basta pensar em todas as horas e dinheiro que você colocou em seu negócio como um investimento para avançar.
COMEÇAR UM NEGÓCIO NÃO É PARA TODOS
Alguns dias eu penso “por que estou assumindo todas essas responsabilidades quando a vida poderia ser muito mais fácil se eu apenas trabalhasse para alguém?”
Em momentos como este, eu me lembro constantemente por que estou fazendo isso – para aproveitar a liberdade e a flexibilidade que meu negócio eventualmente me trouxe para que eu possa passar meu tempo livre com minha família, viajar pelo mundo e viver a vida do meu jeito, não ditado por outra pessoa.
Espero que este post não tenha impedido você de seguir seu empreendimento. Eu queria destilar alguns dos equívocos que você e muitos outros podem estar pensando, porque ter seu próprio negócio não significa exatamente que você será bem-sucedido.
Um negócio irá testá-lo.
Ele vai desafiar seus limites ao extremo.
Vai testar sua paciência.
Ele também irá testá-lo para ver se você pode se recuperar de falhas.
Há muitos prós e contras em ser um empreendedor, mas mesmo assim, para mim ainda acredito que vale a pena.
Minha opinião sobre tudo isso é que você controla para onde quer ir na vida ou outra pessoa o fará.
Pense nisso.
Um abração.
Discussion about this post