10 Vantagens em ser MEI – Microempreendedor Individual

Opa, você é um empreendedor? Possui alguns negócio em sua cidade, mas ainda não está formalizado?

Nesse artigo vou listar as 10 vantagens de ser MEI – Microempreendedor Individual.

1 – Passar a ter um CNPJ.

Após ser formalizar através da abertura de um MEI o empreendedor passa a ter um CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, o que lhe dá acesso há vários benefícios diferenciados.

2 – Emitir no fiscal.

Sendo um MEI é possível emitir notas ficais de seus produtos ou serviços, dando mais credibilidade perante seus clientes e confiabilidade nos produtos oferecidos.

3 – Participar de licitações.

Obtendo um CNPJ como um MEI é possível participar de licitações públicas, haja vista que os órgão públicos geralmente abrem licitações somente para pessoas jurídicas.

4 – Custo Baixo

Diferente de outra personalidades jurídicas, um MEI possui um baixo custo de manutenção de sua empresa, com impostos reduzido, sem a obrigatoriedade de contratar um contador.

5 – Faturamento de 81 Mil reais ano.

Com um MEI é possível faturar até 81 MIL reais ano sem a obrigatoriedade de emitir nota fiscais e sem pagamento de impostos como ICMS, IPI, IRPJ. (atualizado em 2019)

6 – Imposto simplificado.

Sendo um MEI o seu imposto será simplificado. O imposto é feito através de uma única guia chamada de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Pagando apenas 5% do salário mínimo de INSS, somado com 5 reais para atividade de serviço e 1 real para comércio e indústria.

7 – Contador

O MEI não tem obrigatoriedade de contratar um contador. Caso o empreendedor possua conhecimento para elaboração do relatório mensal e emissão da guia de arrecadação ele não está obrigado a essa contratação. Porém caso deseje pode contratar a título de assessoria.

8 – Conta Bancária

O MEI pode procurar uma instituição financeira e abrir uma conta bancária pessoa jurídica. Um conta bancária pessoa jurídica possui tarifas reduzidas e serviços exclusivos para atividade comercial.

9 – Empréstimos.

Com a conta bancária pessoa jurídica aberta o MEI passa a ter acesso a linhas de crédito com juros reduzidos, exclusivos para pessoas jurídicas.

10 – Venda para o governo.

De posse de um CNPJ e com a possibilidade de emitir notas fiscais o MEI está habilitado á vender produto e prestar serviços para o governo (prefeituras, governo do Estado e Federal)

Essas foram as 10 vantagens em ser um MEI – Microempreendedor Individual. Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários.

Wagner Henrique

Wagner Henrique, professor, técnico em administração de empresas e empresário, casado e pai de dois lindos filhos, Vitor e Ana Julia. O empreendedorismo me proporciona a realização de duas paixões, o ensino e implantação de novos negócios. Dois assuntos pelos quais sou apaixonado, gosto de falar, de conversar com as pessoas sobre esses assuntos. Se você deseja abrir o seu próprio negócio ou criar uma renda a partir de casa, me acompanhe nesse site.

Website: http://www.comoabrirmeunegocio.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *