5 Desvantagens de Ser MEI – Microempreendedor Individual.

Opa. Como tudo não tem somente o seu lado bom, ser MEI – Microempreendedor Individual, também tem suas desvantagens.

E nesse artigo vou lhe mostras as 5 Desvantagens de ser um MEI – Microempreendedor Individual.

1 – Patrimônio Pessoal em risco.

Ao contrário de outras naturezas jurídicas o empreendedor que se cadastrar como MEI terá seu patrimônio pessoal afetado caso tenha dívidas com o empreendimento.

2 – Contribuição mensal obrigatória.

A partir do cadastro como MEI é feito um compromisso de uma guia mensal conhecida como DAS (Documento de arrecadação do simples nacional).

Essa guia é o imposto simplificado do MEI e seu valor varia de R$ 50,90 a R$ 55,90 dependendo de sua atividade. E essa guia é obrigatória mensalmente, não podendo deixar de ser paga para não gerar débitos perante a receita federal.

Caso o empreendedor deixe executar a atividade deverá pedir a exclusão do cadastro para deixar de gerar a guia.

3 – Faturamento limitado a 81 mil reais mês (atualizado em 2019)

O MEI possui um limite de faturamento de 81 mil reais mês, o que torna um desvantagem, pois quando ele limite seja atingido terá que fazer o desenquadramento para outra modalidade.

Porém esse desenquadramento poderá ser programado quando se faz um acompanhamento do crescimento da empresa.

4 – Não poder receber seguro desemprego.

Caso o empreendedor tenha sido demitido de um trabalho recentemente terá que optar entre receber o seguro-desemprego ou fazer o cadastro como Microempreendedor individual. Uma vez que ao fazer o cadastro como MEI suas parcelas do seguro-desemprego será canceladas.

5 – Aposentadoria por idade.

De acordo com as regras atuais de aposentadoria o MEI só conseguirá aposentar por idade, não podendo se aposentar por tempo de serviço.

Como disse no início do artigo, nem tudo tem somente o lado bom, então conheça agora as 10 Vantagens em Ser Um MEI – Microempreendedor Individual, clique aqui.

Gostou do artigo, então continue acompanhando o blog Missão Empreendedora e fique por dentro de assuntos relacionado a empreendedorismo. Um forte abraço, sucesso.

Wagner Henrique

Wagner Henrique, professor, técnico em administração de empresas e empresário, casado e pai de dois lindos filhos, Vitor e Ana Julia. O empreendedorismo me proporciona a realização de duas paixões, o ensino e implantação de novos negócios. Dois assuntos pelos quais sou apaixonado, gosto de falar, de conversar com as pessoas sobre esses assuntos. Se você deseja abrir o seu próprio negócio ou criar uma renda a partir de casa, me acompanhe nesse site.

Website: http://www.comoabrirmeunegocio.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *